ESCOLA COMO OBJETO DE PROBLEMATIZAÇÃO E SEU ENTENDIMENTO DINÂMICO

Autores

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul/RS
  • Mariana Selbach Castilhos Universidade de Caxias do Sul Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p479-494

Palavras-chave:

Mutação da escola. Culturas escolares. Juventude e escola.

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre possíveis atravessamentos que o processo de democratização do acesso à escola promove nas culturas escolares. Foca atenção nas narrativas produzidas sobre as práticas docentes na tentativa de elucidar como a relação pedagógica vem se constituindo em vista aos padrões de comportamento social da juventude contemporânea. Foram considerados registros etnográficos combinados com entrevistas em profundidade realizadas com professores de uma escola privada de Caxias do Sul/RS. O suporte teórico considera as formulações de autores vinculados à sociologia e à história cultural. O trabalho de campo permite identificar leituras diferenciadas da realidade, em geral, associadas aos aspectos pessoais, ao tempo da docência e aos desafios dos contextos educativos e socioculturais da educação contemporânea.

Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul/RS

Diretora do Centro de Filosofia e Educação, docente do PPGEDU e coordenadora do Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Mariana Selbach Castilhos, Universidade de Caxias do Sul Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul

Mariana Selbach Castilhos é acadêmica de Psicologia, Bolsista PROBIC/FAPERGS e investigadora do corpo discente do Observatório de Educação da UCS.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos