ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p569-585Palavras-chave:
Identidade docente. Saberes Docentes. Ensino Superior Tecnológico.Resumo
O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura voltada para a construção da identidade docente dos professores brasileiros do Ensino Superior Tecnológico que não possuem formação específica voltada para a docência. Além da legislação brasileira, a pesquisa centra-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano, pela reflexão de Paulo Freire na construção crítica do conhecimento e pela problematização dos saberes docentes à luz de Tardif. Os achados da pesquisa sinalizam para a construção de uma identidade docente pautada na construção do conhecimento; na formação inicial e continuada do professor; na vivência dos saberes docentes defendidos por Tardif; no resgate histórico da Educação Profissional e das diretrizes para a Educação Superior Tecnológica brasileira.Downloads
Publicado
2014-10-30
Edição
Seção
Artigos
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