ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO E IDENTIDADE DOCENTE

Autores

  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle - Canoas
  • Suzana Trevisan Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p569-585

Palavras-chave:

Identidade docente. Saberes Docentes. Ensino Superior Tecnológico.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura voltada para a construção da identidade docente dos professores brasileiros do Ensino Superior Tecnológico que não possuem formação específica voltada para a docência. Além da legislação brasileira, a pesquisa centra-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano, pela reflexão de Paulo Freire na construção crítica do conhecimento e pela problematização dos saberes docentes à luz de Tardif. Os achados da pesquisa sinalizam para a construção de uma identidade docente pautada na construção do conhecimento; na formação inicial e continuada do professor; na vivência dos saberes docentes defendidos por Tardif; no resgate histórico da Educação Profissional e das diretrizes para a Educação Superior Tecnológica brasileira.

Biografia do Autor

Paulo Fossatti, Centro Universitário La Salle - Canoas

Doutorado em Educação pela PUCRS. Pós-doutoramento pela Universidade do Algarve. Reitor e professor do Centro Universitário La Salle de Canoas

Suzana Trevisan, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul.

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação pelo Centro Universitário UNILASALLE. Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos