JEAN-PAUL SARTRE E PAULO FREIRE: APROXIMAÇÕES ENTRE A LIBERDADE EXISTENCIALISTA E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores

  • Janine Moreira UNESC
  • Marisa de S. Thiago Rosa FURB

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p407-424

Palavras-chave:

Educação libertadora. Psicologia existencialista. Freire e Sartre.

Resumo

Este artigo discute alguns aspectos da teoria do filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre e do educador brasileiro, autor da educação libertadora, Paulo Freire. Tendo as duas teorias bases comuns na fenomenologia e no materialismo histórico, discute-se a visão de homem de cada uma, centrada em seus conceitos-chave: a liberdade existencialista e a conscientização freireana. Situa a discussão nos campos da psicologia e da educação, problematizando necessidades de mudanças nestes dois fazeres, inspiradas nestas duas visões de homem que, a despeito de suas diferenças, apresentam relevantes aproximações que fornecem elementos para recuperar radicalmente a noção de liberdade humana, de ação crítica do mundo, de inédito viável, de utopia.

Biografia do Autor

Janine Moreira, UNESC

Mestrado em Educação, Curso de Psicologia

Marisa de S. Thiago Rosa, FURB

Curso de Psicologia

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos