TRABALHO DOCENTE NA MODERNIDADE LÍQUIDA: O PREZI NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS/AS “ALUNOS/AS SURFISTAS”

Autores

  • Teresa Kazuko Teruya UEM – Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei UEM – Universidade Estadual de Maringá
  • Mariana Costa do Nascimento Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v1n1.p111-121

Palavras-chave:

Educação. Modernidade líquida. Prezi.

Resumo

As condições sociais, econômicas e culturais do período histórico em que estamos vivendo repercutem na educação escolar e no modo como os/as docentes organizam seus estudos e intervenções. Os/as estudantes tendem a “surfar” sobre o conhecimento social, isto é, entendem os conhecimentos como sendo temporários, superficiais e com datas de validade preestabelecidas. Dentro deste contexto muitas são as tentativas dos/as professores/as de utilizarem a informática como recurso didático. Nosso objetivo é problematizar se as aulas expositivas elaboradas no software Prezi podem ser “atrativas” para os/as “alunos/as surfistas”. Para tanto, no decorrer da pesquisa, utilizamos o método bibliográfico e como referencial teórico Bauman (2005; 2007; 2008; 2010; 2013); Gatti (2005), Hernández (2000; 2007). Frente aos resultados, consideramos que o Prezi pode constituir-se como recurso atrativo para os/as estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, tendo em vista a dinaminicidade proporcionada por suas ferramentas.

Biografia do Autor

Teresa Kazuko Teruya, UEM – Universidade Estadual de Maringá

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEM/PPE). Mestrado e doutorado em Educação em Ciências Sociais (UNESP). Líder do Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura – GEPAC/CNPq/UEM.

João Paulo Baliscei, UEM – Universidade Estadual de Maringá

Professor colaborador do curso de Artes Visuais (UEM). Mestrando do Programa de Pós-graduação (UEM/PPE). Graduação em Artes Visuais (UNICESUMAR). Participante de Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura – GEPAC/CNPq/UEM

Mariana Costa do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Participante de Grupo de Estudos em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura – GEPAC/CNPq/UEM.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Edição

Seção

Artigos