FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE À CRISE DA EDUCAÇÃO NACIONAL: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Terezinha Oliveira UEM

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v14n3.p601-617

Palavras-chave:

Conhecimento. Formação docente. Planejamento.

Resumo

Nesse texto buscamos tratar do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em seus aspectos fundamentais. Consideramos que uma das premissas para sua elaboração é o reconhecimento dos problemas que devem ser enfrentados e das condições reais de trabalho das instituições educacionais. Nesse sentido, a reflexão sobre o PPP pressupõe sua relação harmônica com o Currículo, pois o planejamento sustentado na realidade deve gerar, necessariamente, encaminhamentos e conteúdos que serão a base para as atividades educativas. Analisamos, assim, algumas avaliações nacionais e internacionais que revelam o atual cenário da educação nacional e estabelecemos alguns dos princípios e dos valores que consideramos norteadores das práticas educacionais. Buscamos alinhar essas noções com o ensino que resulta tanto na formação do professor quanto na formação da Educação Básica, pois acreditamos que ambas estão entrelaçadas. Salientamos que nossa reflexão possui como fio condutor o postulado de que o conhecimento é a essência da formação e do trabalho docente.

Biografia do Autor

Terezinha Oliveira, UEM

Doutora em História e Sociedade, bolsista de produtividade CNPq-1D. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação junto a Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Artigos