O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE: A APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Mara Lúcia Figueiredo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Márcia Maria Junkes Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Heloisa Maria Wichern Zunino Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • George Wilson Aiub Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Eliane Renata Steuck Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p185-203

Palavras-chave:

Indicadores de sustentabilidade, Políticas Institucionais de Ambientalização, Educação Superior, Espaços educadores sustentáveis.

Resumo

Objetivando contribuir com os processos de ambientalização nas Instituições de Educação Superior (IES), este artigo apresenta uma das etapas deste processo no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE: a aplicação de um sistema de indicadores de sustentabilidade, proporcionada pela participação no projeto Definición de indicadores de evaluación de la sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas, um projeto da Red de Indicadores de Sostenibilidad Universitaria (RISU). Referido projeto tinha por objetivo principal a aplicação de um sistema de indicadores que permitisse avaliar os compromissos com as dimensões da sustentabilidade nas universidades, propiciando a reflexão sobre suas fragilidades ou potencialidades na inserção desta temática. Na UNIFEBE, a pesquisa caracterizou-se pelo enfoque quanti-qualitativo com a realização de entrevistas, aplicando um questionário composto por 114 indicadores de sustentabilidade. O processo desencadeado pela realização desta investigação e seus resultados permitiram identificar indícios da incorporação das dimensões da sustentabilidade na gestão, no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como as fragilidades, as dificuldades e os desafios frente à necessidade desta inserção. Ele também impulsionou alguns avanços no processo de ambientalização, tais como: ampliação da discussão dessa temática na IES, com o fortalecimento da parceria, da integração e da colaboração entre gestores, docentes, colaboradores e acadêmicos em prol da construção da Política de Ambientalização e a aprovação de seu Regulamento. Consideramos o sistema de indicadores proposto pelo projeto da RISU uma ferramenta imprescindível na construção de Políticas Institucionais de Ambientalização e Sustentabilidade nas IES.

Biografia do Autor

Mara Lúcia Figueiredo, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Pós-Doutora em Educação Ambiental (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG). Doutora (2001) e Mestre (1996) em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com doutorado sanduíche (1999) pela Universidade de Barcelona (UNB) na Espanha. Graduada em Ciências com Habilitação em Biologia (1984) pelo Centro Universitário de Votuporanga, São Paulo. É docente, pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Meio Ambiente e Sociedade (GEMAS), e presidente do Comitê de Sustentabilidade no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Também é pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS) na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando com Ambientalização nas Instituições de Educação Superior, Formação de Professores e Gestores, Políticas Públicas, Cultura de Redes e elaboração e revisão de materiais pedagógicos para Educação Ambiental. É membro da Comissão de Gestão Participativa da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), facilitadora da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), membro da Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA), da Red de la Revista Iberoamericana Universitaria en Ambiente, Sociedad y Sostenibilidad (AMBIENS), e da Red de Indicadores de Sostenibilidad en las Universidades (RISU).

Márcia Maria Junkes, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Língua Portuguesa. Graduação em Letras. É professora titular e assessora pedagógica sobre assuntos do ENADE no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Heloisa Maria Wichern Zunino, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Especialista em Fundamentos da Educação (1997) e Alfabetização (1998) pela Universidade Regional de Blumenau. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1993). É professora titular e Pró-reitora de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

George Wilson Aiub, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Especialista em Economia (estratégias e desenvolvimento) e em Inovação Tecnológica. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). É professor e Coordenador de Serviços Especializados no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Eliane Renata Steuck, Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI

Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala (2008) e em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina/Universidade Aberta do Brasil. Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Instituição UNIASSELVI - Indaial (2007).

Downloads

Publicado

2015-08-07

Edição

Seção

Artigos