COMPROMISSOS DE SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA- UDESC, BRASIL: ESTUDO DE CASO DO PROJETO REDE DE INDICADORES DE UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS – RISU
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p204-227Palavras-chave:
Indicadores de sustentabilidade, Universidades sustentáveis, Responsabilidade social e ambientalResumo
O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de um questionário de Indicadores de Sustentabilidade e enfatizar dados relativos aos compromissos assumidos para os próximos 3 a 5 anos. A UDESC faz parte do projeto Rede de Indicadores de Universidades Sustentáveis (RISU) e a aplicação do questionário se constituiu em uma oportunidade para relançar um debate entre a comunidade universitária sobre a problemática da sustentabilidade. O questionário, com 114 indicadores distribuídos por 11 blocos temáticos, foi preenchido pelas autoridades competentes da UDESC. A análise dos resultados permite identificar quais as ações que já foram e/ou ainda não foram implementadas na universidade e, o que é mais importante, quais são os compromissos assumidos pela instituição. Com base na consideração de tais compromissos, debatem-se quais deverão ser os próximos passos para a construção da sustentabilidade na universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.