EMERGÊNCIA E INCORPORAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p297-314Palavras-chave:
Ambientalização, Política socioambiental, Universidade comunitáriaResumo
O artigo tem o objetivo de dar visibilidade à emergência e à incorporação da sustentabilidade socioambiental na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Resulta de consulta em documentos oficiais e compilação de alguns projetos e práticas desenvolvidos pela universidade ao longo de sua trajetória. Inicialmente catalisamos energias em demonstrar como a URI tem assumido e tratado a questão da sustentabilidade em seus documentos e políticas. Num segundo momento, apresentamos algumas práticas e experiências desenvolvidas que dão a dimensão do que vem ocorrendo em termos de ambientalização curricular, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária. Por fim, apontamos a importância da participação em projetos como o da RISU, que possibilitou uma avaliação da atual situação e dos compromissos da universidade com a sustentabilidade, contribuindo para a regulamentação de sua política de Sustentabilidade Socioambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.