A inserção da dimensão ambiental no currículo: das representações às ações pedagógicas de intervenção
Resumo
Com o objetivo de promover uma sensibilização para as questões ambientais, encontra-se em construção uma epistemologia ambiental. Em seu desenvolvimento na escola, tornam-se necessárias metodologias que envolvam o planejamento de atividades pedagógicas que apresentem situações reais ou simuladas, oportunizando a vivência e a interiorização de conceitos científicos, habilidades atitudes e valores relacionados às questões ambientais. O presente artigo relata uma pesquisa de investigação das possibilidades de inserção da Dimensão Ambiental no currículo de uma escola pública estadual de Santa Catarina, a partir da análise das representações de professores e alunos. Alguns destes professores envolvidos anteriormente em um processo de formação continuada - o Projeto EducAdo.Downloads
Publicado
2009-03-09
Edição
Seção
Reflexões Acadêmicas
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.