A inserção da dimensão ambiental no currículo: das representações às ações pedagógicas de intervenção

Autores

  • Maria Beatriz Araújo de Lima Univali
  • Marialva Teixeira Dutra da Rocha Univali
  • Antonio Fernando S. Guerra Univali

Resumo

Com o objetivo de promover uma sensibilização para as questões ambientais, encontra-se em construção uma epistemologia ambiental. Em seu desenvolvimento na escola, tornam-se necessárias metodologias que envolvam o planejamento de atividades pedagógicas que apresentem situações reais ou simuladas, oportunizando a vivência e a interiorização de conceitos científicos, habilidades atitudes e valores relacionados às questões ambientais. O presente artigo relata uma pesquisa de investigação das possibilidades de inserção da Dimensão Ambiental no currículo de uma escola pública estadual de Santa Catarina, a partir da análise das representações de professores e alunos. Alguns destes professores envolvidos anteriormente em um processo de formação continuada - o Projeto EducAdo.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Araújo de Lima, Univali

M

Marialva Teixeira Dutra da Rocha, Univali

Mestre em Educação, Professora do CAU - Colégio de Aplicação da Univali.

Antonio Fernando S. Guerra, Univali

Doutor em Engenharia de Produção e Professor Pesquisador e Orientador do Mestrado em Educação da Univali.

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Publicado

2009-03-09

Edição

Seção

Reflexões Acadêmicas