A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Keuri Costa Carvalhais da Rocha Universidade Federal de São Paulo
  • Erica Aparecida Garrutti Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p71-93

Palavras-chave:

Deficiência visual, Inclusão educacional, Educação Infantil

Resumo

Este artigo se volta para o conhecimento de especificidades do atendimento das necessidades educacionais de uma criança com deficiência visual matriculada na Educação Infantil. Tem como objetivo analisar como ocorre a participação de uma criança cega em processo de inclusão em uma instituição de Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em um grupo de maternal em uma creche do município de Guarulhos, Estado de São Paulo, em que havia uma criança cega matriculada. Pautou-se no caráter qualitativo e se configurou como um estudo de caso, tendo como participantes: uma criança cega, as duas educadoras da turma do maternal, a coordenadora pedagógica e a vice-diretora da instituição. Para a coleta de dados, foram realizadas observações da rotina dessa turma em dois momentos: março e abril de 2012; e junho de 2012. Os instrumentos utilizados para registro dos episódios observados foram gravações em vídeos, fotografias e notas de campo. Posteriormente ao período de observação, entrevistaram-se as duas educadoras da turma, a coordenadora pedagógica e a vice-diretora. Os resultados da pesquisa revelaram a importância e as contribuições da mediação nos processos de ensino e aprendizagem, especificamente, no caso da criança cega. A perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, elaborada por Vygotsky (1897 - 1934), constituiu a base para a discussão.

Biografia do Autor

Keuri Costa Carvalhais da Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda no Programa de Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo

Erica Aparecida Garrutti, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta pelo Departamento de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos