EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: DISCUSSÃO TERMINOLÓGICA E MAPEAMENTO DOS FUNDAMENTOS DAS TENDÊNCIAS

Autores

  • Marcos Francisco Martins UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) / DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p40-61

Palavras-chave:

Educação não escolar, Fundamentos da educação, Tendências educacionais

Resumo

O artigo problematiza as terminologias que são empregadas para denominar processos educativos desenvolvidos fora da escola e apresenta um mapeamento das tendências que eles seguem a partir dos fundamentos filosóficos que guardam, sustentado no materialismo histórico-dialético. Utiliza referências bibliográficas para sustentar o argumento de que não é neutra ética e politicamente a discussão terminológica e que a educação escolar e não escolar são determinadas e determinantes da vida social, porque operam com o modo de produção e de reprodução do ser social uma relação de tipo histórico-dialética, da qual resultam identidades entre as tendências que as orientam.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) / DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação)

Professor Adjunto do DCHE - UFSCar campus Sorocaba, coordenador do Mestrado em Educação e líder do GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação). É bolsista PQ-CNPq e graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação.

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos