SUJEITOS PATOLÓGICOS ENTRE A LEITURA E A ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v15n3.p436-452Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Práticas Docentes, PatologizaçãoResumo
O presente artigo elabora uma reflexão sobre os transtornos relacionados à leitura e à escrita a partir da concepção de sujeito como uma construção discursiva. A leitura e a escrita são práticas constituídas historicamente que possibilitam modos de posicionar-se no mundo. Assim, entendem-se, nesse estudo, os desvios quanto às normas de escrita e leitura não como meras disfunções biológicas, mas como modos diferentes de ler e escrever produzidos por sujeitos com corpos que se relacionam também de modos diferentes com os instrumentos, os suportes e os métodos mais tradicionais de leitura e escrita. Ressalta-se, portanto, uma perspectiva sociológica e histórica para a compreensão dos problemas de aprendizagem, refutando a biologização excessiva presente atualmente nos diagnósticos dos aprendentes com dificuldades.Downloads
Publicado
2015-11-17
Edição
Seção
Artigos
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