ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA EXPERIÊNCIA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p117-142Palavras-chave:
Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Campos de ExperiênciasResumo
O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.Downloads
Publicado
2016-04-25
Edição
Seção
Artigos
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