ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA EXPERIÊNCIA INFANTIL

Autores

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n1.p117-142

Palavras-chave:

Educação Infantil, Crianças, Infâncias, Campos de Experiências

Resumo

O artigo apresenta os elementos que compõem as experiências produzidas pelas crianças no ambiente da Educação Infantil. A categoria experiência foi refinada a partir da crítica da cultura e da modernidade de Walter Benjamin e dos Estudos Sociais da Infância. O estudo de caráter qualitativo buscou captar a densidade das ações das crianças. Identificou-se que as experiências das crianças são resultantes da combinatória de ações que elas desenvolvem nas relações que estabelecem com os artefatos, nas relações vivenciadas entre elas e os adultos e por último nas relações entre as próprias crianças. Ao vivenciar as experiências no âmbito da instituição, as crianças articulam-nas a situações vividas em temporalidades distintas das dos adultos, criando, assim, campos de experiências.

Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Doutorando em educação pela FaE/UFMG. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da FaE/UFMG.

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Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos