LINGUAGEM LITERÁRIA E PENSAMENTO: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS À LUZ DA SEMIÓTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p148-169

Palavras-chave:

Linguagem, Literatura, Pensamento, Semiótica, Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos do desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir do uso do texto literário em sala de aula. A análise é feita a partir do diálogo teórico da Semiótica de linha francesa e dos fundamentos da teoria histórico-cultural de Vygotsky, em que pela reflexão e análise, faz uma crítica aos modos como são utilizados os textos no processo de ensino e aprendizagem escolar que acabam inibindo a construção do pensamento elaborado e crítico pelo aluno. Neste artigo, mostram-se, ainda, exemplos de leitura de contos da literatura infantil que podem desenvolver uma ação reflexiva no aluno e, ao mesmo tempo, direcionar o trabalho literário em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e do próprio pensamento elaborado enfatizado por Vygotsky (1989) em diálogo com as contribuições da Semiótica literária. A partir desse exercício crítico, podem-se pensar novas alternativas para o trabalho com a linguagem literária na escola em qualquer nível de ensino.

Biografia do Autor

MARTA REGINA FURLAN DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Londrina (1999), especialização em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Pós Doutoramento em Filosofia da Educação pela Unesp de Marília São Paulo. Atualmente é professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e Coordenadora do Curso de Pós Graduação - Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, didática e metodologia de ensino, infância e ludicidade, ensino e aprendizagem na teoria histórico-cultural. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Organização do trabalho pedagógico. Ministra disciplinas em cursos de Pós Graduação na área de Educação, Gestão Escolar, Formação de Professores e, atua com ministração de cursos referentes à formação de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio e ensino superior. POS DOUTORA EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. UNESP DE MARILIA, SÃO PAULO

LUIZ CARLOS MIGLIOZZI FERREIRA MELO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Sociossemiótica pela PUC-SP (COS) / CNRS-Paris. É professor efetivo da Universidade Estadual de Londrina e ministra aulas na Especialização em Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Letras. Orienta pesquisas em Semiótica Literária. Atualmente, é o editor e o diretor da EDUEL, editora da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos