LINGUAGEM LITERÁRIA E PENSAMENTO: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS À LUZ DA SEMIÓTICA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p148-169Palavras-chave:
Linguagem, Literatura, Pensamento, Semiótica, Histórico-Cultural.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar aspectos do desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir do uso do texto literário em sala de aula. A análise é feita a partir do diálogo teórico da Semiótica de linha francesa e dos fundamentos da teoria histórico-cultural de Vygotsky, em que pela reflexão e análise, faz uma crítica aos modos como são utilizados os textos no processo de ensino e aprendizagem escolar que acabam inibindo a construção do pensamento elaborado e crítico pelo aluno. Neste artigo, mostram-se, ainda, exemplos de leitura de contos da literatura infantil que podem desenvolver uma ação reflexiva no aluno e, ao mesmo tempo, direcionar o trabalho literário em favor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e do próprio pensamento elaborado enfatizado por Vygotsky (1989) em diálogo com as contribuições da Semiótica literária. A partir desse exercício crítico, podem-se pensar novas alternativas para o trabalho com a linguagem literária na escola em qualquer nível de ensino.Downloads
Publicado
2016-07-08
Edição
Seção
Artigos
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