REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR-ENGENHEIRO

Autores

  • Moisés Gregório da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Denilda Caetano de Faria Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p243

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Engenharia, Habitus Professoral.

Resumo

Este artigo busca fazer reflexões e discussões baseadas em experiências e vivências dos autores sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional, Ensino Superior e no Ensino de Pós-Graduação. A discussão se dá mais especificamente para o Docente Engenheiro. Qual o perfil do Professor-Engenheiro? Como este profissional aprende a prática docente, uma vez que não é licenciado? Será que o foco é na transmissão de conteúdos ou na construção do conhecimento? Considerando o contexto histórico e social, quais os desafios a serem enfrentados? Estas questões ganham destaque e levam a reflexões, mostrando a importância e a necessidade da formação pedagógica para os professores engenheiros. Visando a uma compreensão mais aprofundada do problema, esta pesquisa fundamenta-se com o aporte teórico de pensamentos e conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, além de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros.

Biografia do Autor

Moisés Gregório da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Denilda Caetano de Faria, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Atua como professora e coordenadora de cursos a distância na UFT. Trabalha com os temas: Formação de professores, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Gestão Pública e Privada, Avaliação de Políticas Públicas Sociais. Atualmente realiza pesquisa de doutoramento na PUC-GO na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO. Trabalha com os temas, História oral, memória e Educação, Formação de Professores, Educação, Sociedade e Cultura

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Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos