REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR-ENGENHEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p243Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Engenharia, Habitus Professoral.Resumo
Este artigo busca fazer reflexões e discussões baseadas em experiências e vivências dos autores sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional, Ensino Superior e no Ensino de Pós-Graduação. A discussão se dá mais especificamente para o Docente Engenheiro. Qual o perfil do Professor-Engenheiro? Como este profissional aprende a prática docente, uma vez que não é licenciado? Será que o foco é na transmissão de conteúdos ou na construção do conhecimento? Considerando o contexto histórico e social, quais os desafios a serem enfrentados? Estas questões ganham destaque e levam a reflexões, mostrando a importância e a necessidade da formação pedagógica para os professores engenheiros. Visando a uma compreensão mais aprofundada do problema, esta pesquisa fundamenta-se com o aporte teórico de pensamentos e conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, além de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros.Downloads
Publicado
2016-07-08
Edição
Seção
Artigos
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