Aspectos do uso da tecnologia no ambiente educacional

Autores

  • Ana Akemi Ikeda USP
  • Fátima Cristina Trindade Bacellar USP
  • Marcos Cortez Campomar USP

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar alguns aspectos do uso da tecnologia no ambiente educacional, em especial, no ensino de administração. Para isso, é feita uma pesquisa bibliográfica comparando a visão de diversos autores. São considerados o ensino e o uso de tecnologia em termos de dimensões e evolução da tecnologia e dos fatores que afetam a seleção do método de ensino. A seguir, o estudo centra-se nas perspectivas do professor e do aluno. Também são feitas algumas considerações sobre o papel da instituição e tendências do ensino. Conclui-se que o uso da tecnologia no ensino tende a fazer com que a aprendizagem seja mais focada no aluno, trazendo-lhe maior responsabilidade e autonomia, sendo que professor assume a postura de um facilitador. A instituição de ensino tem o papel de apoiar as iniciativas, oferecer estrutura e condições de desenvolvimento. Por fim, a tecnologia é enfatizada como ferramental de grande importância, porém não exclusiva na pedagogia do ensino em administração.

Biografia do Autor

Ana Akemi Ikeda, USP

P

Fátima Cristina Trindade Bacellar, USP

Professora de Marketing da Fundação Instituto de Administração – FIA/ FEA/USP. Doutoranda de Marketing da FEA/USP. Consultora de Marketing.

Marcos Cortez Campomar, USP

Diretor da FEA/USP/ Ribeirão Preto. Professor titular da área de Marketing da FEA/USP. Coordenador do MBA Marketing de Serviços da FIA/FEA/USP.

Downloads

Publicado

2009-03-16

Edição

Seção

Artigos