REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA AULA DE MÚSICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FRUIÇÃO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Rafael Dalalíbera Rauski Conservatório Musical de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Colégio Marista Pio XII
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p335-352

Palavras-chave:

Representações sociais, Aula de música, Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Representações sociais sobre música, estilos musicais e aula de música por alunos concluintes do ensino fundamental” (RAUSKI, 2015) e visa discutir as representações sociais (RS) de alunos do 9° ano do ensino fundamental sobre a aula de música. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas e em três escolas particulares do município de Ponta Grossa – PR e região, e teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, segundo Moscovici e colaboradores. A coleta das informações foi realizada mediante questionários (N = 233), e a análise dos dados contou com o auxílio dos softwares ALCESTE e SPSS, além da análise de conteúdo. A aula de música é representada pelos alunos como menos importante frente às disciplinas escolares e deveria ter como elementos centrais a diversão e as práticas musicais, e atender aos estilos musicais preferidos. Essa RS e a expectativa dos adolescentes distanciam-se da aula de música, que segue modelos “conservatoriais”.

Biografia do Autor

Rafael Dalalíbera Rauski, Conservatório Musical de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Colégio Marista Pio XII

Licenciado em Música e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela UFSC. Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos