GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabio Luiz Silva Docente da Unopar do curso de mestrado de Ensino e suas Tecnologias
  • Cyntia Simioni França Unopar- Universidade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p160-176

Palavras-chave:

Gênero, iamgens e escola

Resumo

Esse artigo objetiva descrever os resultados de uma pesquisa que investigou as representações de gênero entre alunos de escola pública, dos anos iniciais do ensino fundamental II. O estudo foi realizado em seis turmas do sexto ano do ensino fundamental, totalizando 226 alunos, dos quais 126 meninos e 100 meninas, entre 10 e 11 anos. Foi solicitado que as crianças expressassem por meio da escrita e do desenho sua opinião a respeito do que é “ser homem” e “ser mulher”. O objetivo era descobrir as representações que esses alunos tinham em relação à questão do gênero. Flagraram-se nessa atividade algumas imagens (desenhos) que trazem as vozes dos alunos acerca do que é “ser homem e o que é ser mulher” na contemporaneidade, carregadas de visões estereotipadas. A partir dos desenhos dos alunos pôde-se pensar sobre os desafios e as potencialidades de se discutir as relações entre diversidade e gênero no espaço escolar, a fim de buscar propostas de ação docente mais efetivas, no sentido de construir outro olhar para a diversidade e alterações das relações de gênero na escola e, portanto, na sociedade. Tarefa, certamente, árdua, mas possível e emergente, pois a desigualdade de gênero implica relações assimétricas de poder.

Biografia do Autor

Fabio Luiz Silva, Docente da Unopar do curso de mestrado de Ensino e suas Tecnologias

Doutor em História

Mestre em História

Graduado em História

Cyntia Simioni França, Unopar- Universidade do Norte do Paraná

 

Graduada em História; Especialista em História e Mestre em História, realizado na Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação pela Unicamp.

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos