IMAGENS DA DOCÊNCIA ENTRE LICENCIANDOS: VISUALIDADES COMUNS E TRANSGRESSORAS.

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p21-46

Palavras-chave:

Docência. Formação de Professores. Cultura Visual. Visualidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade às representações da docência que estão se construindo entre licenciandos em um contexto de desprofissionalização e excesso de informação/imagens que afetam nossos modos de pensar, agir e aprender. A investigação, realizada com licenciandos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situa-se no âmbito dos Estudos Culturais, mais precisamente no campo da Cultura Visual, compreendendo o visual como lugar de interação social, no qual transitam enunciados conflitantes em meio a processos de identificação. Os resultados alcançados apontam para uma visualidade comum atrelada à missão docente vocacional. Junto a essa visualidade comum também emergem outras que sinalizam um modo transgressor de ver e ver-se na docência.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2003), área de Cultura Visual. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (2011), em Tecnologias e Métodos de formação em rede: tutor on line, pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha (2006); em E-Learning pela Universidade Nacional de Educação a Distancia (UNED), Espanha (2005).

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos