MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR QUANTO À PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS – MUNIC 2014

Autores

  • Vitor Hugo Pissaia UNESP MARÍLIA
  • Carlos da Fonseca Brandão UNESP MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p395-415

Palavras-chave:

Municípios de pequeno porte, Políticas educacionais públicas, Gestão educacional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a condição estrutural de gestão educacional dos municípios de pequeno porte, a partir das informações publicadas em 2015 pelo IBGE, “Pesquisa de Informações Educacionais Básicas Municipais” – MUNIC, tendo referência o ano de 2014. Apesar de utilizar dados quantitativos acerca do objeto de pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de verificar os principais aspectos de gestão educacional frente às suas atribuições e atendimento aos dispositivos legais (LDB n. 9.394/96, PNE 2001 e PNE 2014). A pesquisa considera que existe a necessidade de estudos mais aprofundados no contexto de gestão educacional, sobre a condição desses municípios. Estes precisam atender aos dispositivos legais e às atribuições pertinentes (independentemente do seu porte) e também com relação à construção de uma agenda de implementação de políticas públicas educacionais que considere essa situação peculiar.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Pissaia, UNESP MARÍLIA

Curso de Pós-graduação da Faculdade de Educação - UNESP Marília

Carlos da Fonseca Brandão, UNESP MARÍLIA

Curso de Pós-graduação da Faculdade de Educação - UNESP Marília

Downloads

Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos