A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E A CONCEPÇÃO PRODUTIVISTA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EAD EM FOCO

Autores

  • Fernanda Cruvinel Pimentel Instituto Federal de Goiás
  • Raquel de Almeida Moraes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p246-267

Palavras-chave:

Teoria do Capital Humano, Educação a Distância, Qualificação Politécnica.

Resumo

Este texto destina-se a discutir a temática da educação a distância associada à teoria do capital humano. Tem como objeto de análise teórica o contexto econômico neoliberal, a reestruturação produtiva e a relação educação e desenvolvimento que tem como pano de fundo a teoria do capital humano. Os resultados desta análise sugerem a hipótese que não seria possível discutir as atuais políticas voltadas para a educação a distância fora do contexto neoliberal e da teoria do capital humano. E ambos adotam nessa sociedade um sistema intencionalmente desigual, individualista, competitivo, somado a uma concepção economicista de educação que seja apenas capaz de alimentar o processo de acumulação do capital pelas elites. Se se quiserem transformações educacionais qualitativas, é necessário romper com a lógica do capital, modificando radicalmente as relações de poder e do sistema de produção. 

Biografia do Autor

Fernanda Cruvinel Pimentel, Instituto Federal de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora efetiva Instituto Federal de Goiás (IFG) - Campus Cidade de Goiás.

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília

Professora Associada 3 da Universidade de Brasília/ Faculdade de Educação.

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos