FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p268-289Palavras-chave:
Programas de formação, Docentes universitários, Formação pedagógica.Resumo
O artigo analisa as experiências de formação desenvolvidas no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica – Profocap da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foram analisados um conjunto de documentos institucionais divulgados anualmente, entre 2008 e 2014, por meio dos Relatórios de Gestão. Com base nestes dados, emergiram dois eixos interpretativos: o primeiro situa o Profocap como política institucional para formação pedagógica; o segundo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa. Constatou-se que o Programa representa uma estratégia para a construção de espaços de formação vinculados às necessidades de qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem e conclui-se sobre a necessidade de um triplo movimento: de ressignificação dos entendimentos sobre a profissão docente, sobre a formação pedagógica e sobre os tempos e espaços de formação.
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