LA FORMACIÓN PEDAGÓGICA DE LOS PROFESORES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: EXPERIENCIAS Y POSIBILIDADES

Autores/as

  • Daniele Simões Borges Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p268-289

Palabras clave:

Programas de formación, Docentes universitarios, Formación pedagógica.

Resumen

El artículo analiza las experiencias de formación desarrolladas en el Programa de Formación Continuada en el Área Pedagógica– Profocap – de la Universidad Federal de Rio Grande - FURG. Se analizaron un conjunto de documentos institucionales liberados cada año entre 2008 y 2014 a través de los Informes de Gestión. Sobre la base de estos datos surgieron dos ejes interpretativos: el primero es el Profocap como política institucional para la formación de los profesores; en el segundo se presentan las acciones realizadas en el marco del programa. Observamos que el programa es una estrategia para la construcción de espacios de formación vinculados a las necesidades de cualificación de los procesos de enseñanza y aprendizaje, y se sacan conclusiones sobre la necesidad de un triple movimiento: una reinterpretación de los entendimientos sobre la profesión docente, sobre la formación pedagógica y acerca de los tiempos y espacios de formación.

Biografía del autor/a

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Mestrado em Educação em Ciências e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Atua como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil UAB vinculada a Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É, também, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) investigando os seguintes temas: Educação Superior, docente iniciante, epistemologia, educação em ciências e formação docente.

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2013- atual); coordenação de projeto de pesquisa aprovado Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A; no Edital FAPERGS- PQG 001/2013 e no Edital nº 33/2012 - Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP). Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com a Universidade de Cabo Verde-UniCV, a Universidade Eduardo Mondlane-UEM, de Moçambique, a Universidade Katyavala Bwila, da Angola e a Universidade de Play Ancha, do Chile. É Membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica e do Membro do Conselho Universitário (CONSUN). Parecerista de revistas de educação brasileira: Linhas Críticas (UnB), Revista Científica da UEM (Moçambique), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Educação em Revista (UFMG), Educação (UFSM) e Diálogo Educacional (PUCPR) e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (RREC). Publicou um conjunto de capítulos e de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área. Dentre os livros, destacam-se: Docência e Políticas na Educação Superior; Educação Científica: pesquisas e experiências e Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas; Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional, entre outros. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: Ensino e Políticas de Educação Superior, educação comparadal, epistemologia, educação em ciências, formação de professores. 

Publicado

2017-05-12

Número

Sección

Artículos