VIVER JUNTOS EM NOSSA TERRA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p299Palavras-chave:
Educação Ambiental, Identidade Ecológica, Eco Cidadania, Transformação Eco Social, Viver JuntosResumo
O artigo apresenta um ensaio sobre o desafio ético e político da educação ambiental em relação ao nosso mundo fragmentado, em busca de sentido e pertencimento. As seguintes perguntas orientan a discussão : Como a educação ambiental pode contribuir na construção de nossas identidades pessoais e coletivas, e melhorar assim nossa relação com o mundo? Como ela pode favorecer o compromisso com a resolução de problemas sócio-ecológicos e a inovação ecosocial para a transformação de nossas sociedades? Nesse sentido, como ela pode inspirar a ação ecocidadã, baseada na democracia participativa, na justiça e equidade ambientais? Finalmente, como pode estimular a vigilância e a crítica social com vistas a influenciar as políticas públicas relacionadas com os assuntos sócio ecológicos, incluindo as políticas no campo da educação?
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