O PIBID E A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE

Autores

  • Marta Regina Brostolin Universidade Católica Dom Bosco
  • Evelyn Aline da Costa de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p353-370

Palavras-chave:

Pibid, Acadêmicos bolsistas, Profissão e Saberes docentes.

Resumo

 

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid e suas contribuições para a constituição de saberes profissionais necessários para a atuação docente. Seguindo uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório e descritivo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e registros de observação, com oito acadêmicos bolsistas participantes do Pibid/Pedagogia em uma escola pública, na cidade de Campo Grande/MS. Os resultados revelam a importância do Programa para a formação inicial e a inserção dos acadêmicos na prática docente para promover a construção dos saberes docentes por meio das parcerias com profissionais mais experientes, do conhecimento sobre a organização institucional e o enfrentamento das dificuldades da docência podendo contar com a colaboração de outras pessoas. Evidenciam também que as experiências permitidas pelo Pibid foram essenciais para a decisão de continuarem na docência. 

 

Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Pedagoga, Mestre em Educação/UCDB e Doutora em área interdisciplinar/Desenvolvimento Local pela Complutense de Madri/Espanha. Atua como docente na graduação e Pós-graduação em Educação na UCDB e coordena o GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisa da Docência na Infância.

Evelyn Aline da Costa de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Pedagoga, Mestre em Educação/UCDB e pesquisadora do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisa da Docência na Infância.

 

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Publicado

2017-05-12

Edição

Seção

Artigos