Olhar e oportunidade aos alunos com potencial superior: uma experiência em Santa Maria (RS)

Autores

  • Bárbara Martins de Lima Delpretto UFSM
  • Caroline Côrrea Fortes UFSM
  • Soraia Napoleão Freitas UFSM

Palavras-chave:

Special Education, Student with high potential, Educational servisse.

Resumo

O presente artigo se propõe a dialogar sobre o atendimento que vem sendo ofertado a alunos com altas habilidades a partir de experiências vivenciadas no Projeto de Extensão nomeado ‘PIT – Programa de Incentivo ao Talento’, da Universidade Federal de Santa Maria. Esta proposta de atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação se fundamenta nos princípios fi losófi cos que embasam a educação inclusiva e se fundamenta metodologicamente através do Modelo de Enriquecimento Escolar, proposta por Renzulli (Renzulli & Reis, 2000). À luz deste referencial teórico-metodológico, buscou-se, transversalmente desta vivência, ampliar os benefícios da estimulação e do enriquecimento para crianças com potencial superior.

Biografia do Autor

Bárbara Martins de Lima Delpretto, UFSM

E

Caroline Côrrea Fortes, UFSM

Educadora Especial formada pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda em Educação - Linha de Educação Especial pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Interação e Inclusão Social – GPESP/ CNPq.

Soraia Napoleão Freitas, UFSM

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação Psicomotora, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa Interação e Inclusão Social – GPESP/ CNPq.

Downloads

Publicado

2009-03-24

Edição

Seção

Artigos