Embates sobre a neutralidade na Educação: a formação ideológica do discurso da revista Veja
Palavras-chave:
Educational neutrality, Ideological training, Discourse analysis.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo apresentar uma contraposição ao discurso da neutralidade da educação. Primeiramente no plano teórico, com críticas ao modelo de escola neutra e, posteriormente, por meio de uma análise do discurso da Revista Veja, visando identificar a formação ideológica e as estratégias do discurso defensor da educação neutra. A partir disso, buscou-se traçar considerações sobre a impossibilidade de se sustentar um discurso sobre neutralidade na educação e as consequências últimas ligadas à sustentação dessa visão pedagógica.Downloads
Publicado
2009-03-24
Edição
Seção
Reflexões Acadêmicas
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.