Embates sobre a neutralidade na Educação: a formação ideológica do discurso da revista Veja

Autores/as

  • Daniel Calbino UFMG
  • Mariana Mayumi Pereira Souza UFMG
  • Ana Paula Paes de Paula UFMG
  • Alexandre de Pádua Carrieri UFMG

Palabras clave:

Educational neutrality, Ideological training, Discourse analysis.

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo apresentar uma contraposição ao discurso da neutralidade da educação. Primeiramente no plano teórico, com críticas ao modelo de escola neutra e, posteriormente, por meio de uma análise do discurso da Revista Veja, visando identificar a formação ideológica e as estratégias do discurso defensor da educação neutra. A partir disso, buscou-se traçar considerações sobre a impossibilidade de se sustentar um discurso sobre neutralidade na educação e as consequências últimas ligadas à sustentação dessa visão pedagógica.

Biografía del autor/a

Daniel Calbino, UFMG

M

Mariana Mayumi Pereira Souza, UFMG

Mestranda em Administração – CEPEAD/UFMG, Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS). Graduada em Administração pela UFMG.

Ana Paula Paes de Paula, UFMG

Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, subcoordenadora do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP - CEPEAD), subcoordenadora do (Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS - CEPEAD), consultora do Governo de Minas Gerais, colaboradora e parecerista das principais revistas e encontros na área de estudos organizacionais e gestão pública. Nos últimos anos, vem abordando os seguintes temas: gestão pública, cooperativismo e autogestão, teoria crítica e estudos organizacionais, ensino e pesquisa em administração, pedagogia crítica.

Alexandre de Pádua Carrieri, UFMG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Desde 2002 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais/Face/Cad/Cepead. É coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS). Atua na Sublinha de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade, com ênfase nos grupos temáticos: Vida Organizada, Teorias do Poder e Estudos Organizacionais; e Estudos Organizacionais, História, Memória e Identidade Cultural, que trabalham as áreas de estudos organizacionais e simbolismo; construção de estratégias, relações de poder, identidade, memória e história da gestão.

Publicado

2009-03-24

Número

Sección

Reflexiones Académicas