Discussions on the neutrality in Education: the ideological formation of discourse in Veja magazine

Authors

  • Daniel Calbino UFMG
  • Mariana Mayumi Pereira Souza UFMG
  • Ana Paula Paes de Paula UFMG
  • Alexandre de Pádua Carrieri UFMG

Keywords:

Educational neutrality, Ideological training, Discourse analysis.

Abstract

This objective of this study is to contradict the discourse of the neutrality in education. Firstly at a theoretical level, with criticisms of the model of the neutral school and then, through an analysis of the discourse of Veja magazine, seeking to identify the ideological training and the discourse strategies used to defend neutral education. Based on this, there is an attempt to outline some considerations regarding the impossibility of maintaining a discourse on neutrality in education and the consequences of sustaining this pedagogical vision.

Author Biographies

Daniel Calbino, UFMG

M

Mariana Mayumi Pereira Souza, UFMG

Mestranda em Administração – CEPEAD/UFMG, Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS). Graduada em Administração pela UFMG.

Ana Paula Paes de Paula, UFMG

Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, subcoordenadora do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP - CEPEAD), subcoordenadora do (Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS - CEPEAD), consultora do Governo de Minas Gerais, colaboradora e parecerista das principais revistas e encontros na área de estudos organizacionais e gestão pública. Nos últimos anos, vem abordando os seguintes temas: gestão pública, cooperativismo e autogestão, teoria crítica e estudos organizacionais, ensino e pesquisa em administração, pedagogia crítica.

Alexandre de Pádua Carrieri, UFMG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Desde 2002 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais/Face/Cad/Cepead. É coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Simbolismo (NEOS). Atua na Sublinha de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade, com ênfase nos grupos temáticos: Vida Organizada, Teorias do Poder e Estudos Organizacionais; e Estudos Organizacionais, História, Memória e Identidade Cultural, que trabalham as áreas de estudos organizacionais e simbolismo; construção de estratégias, relações de poder, identidade, memória e história da gestão.

Published

2009-03-24

Issue

Section

Academic Reflections