CURRICULUM THEORIES: REFLECTIONS OF THEIR INFLUENCE IN THE SCHOOLING PROCESS

Authors

  • Claudia Regina Castellano Losso Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC
  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p296-305

Keywords:

Curriculum, Schooling process, Education

Abstract

This study offers a theoretical reflection on curriculum in the schooling process, based on three texts by renowned authors in the area; Joseph Schwab, José Augusto Pacheco and Michael Young. As a basis for discussion, it brings their writings on curriculum, " Un enfoque práctico como lenguaje para el currículum " by Schwab, (1992); "Curriculum studies: what is the field today?" by Pacheco (2012) and "Curriculum: knowledge and evaluation" by Young (2013). It discusses the main topics covered each author on the subject, and points out ways of analyzing it, understanding that this is a specific field of tensions, disputes, and interests.

Author Biographies

Claudia Regina Castellano Losso, Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Educação (2014) e Mestre em Educação na UDESC (2013), na linha Educação, Comunicação e Tecnologia, servidora efetiva no Estado de SC desde 1985, atua na Fundação Escola de Governo ENABrasil como Diretora Técnico-Científico. Atuou na Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia- RCT, programa da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina de 2003 a 2012, sendo responsável pelo processo de implantação da Internet nas instituições de ensino e pesquisa. Especialista em Gestão das Tecnologias Aplicadas à Educação pela UDESC (2002) e Psicopedagogia pela UNISUL (2004). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984). Diplomada em 2009 em Mastère Spécialisé Management de linnovation da École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne - França. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ Educação e Cibercultura

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital. Atualmente é a Presidente da Aliança Francesa de Florianópolis

Published

2018-09-26

Issue

Section

Academic Reflections