A jornada: reflexões sobre o desenvolvimento do currículo

Authors

  • Stephen Fain Univali

Abstract

Este artigo focaliza na jornada das idéias de um professor desde sua incepção – o nível idealizado –, até o desenvolvimento de um plano – o nível postulado – e, finalmente para os eventos que aconteceram na sala de aula – o currículo realizado ou implementado. O contexto é minha sala de aula muitos anos atrás – os eventos estão impregnados em minha memória e embora eles possam ter sido reformulados pelo tempo, eles servem como um bom exemplo da jornada desde o começo até a sala de aula. Acredito que as situções descritas providenciarão alguns insights úteis sobre a natureza de como um currículo na verdade se desenvolve. Baseado na concepção de Jacobs que vê currículo como confrontação, esta compreensão considera currículo em três níveis específicos: idealizado, o postulado e o nível realizado onde a dinâmica de sala de aula resulta em aprendizagem.

Author Biography

Stephen Fain, Univali

Doutor em Educação – Currículo e Ensino pelo Teachers College, Columbia University, New York, NY. É professor Titular na Florida International University, College of Education: Programa de Doutorado em Educação – Currículo e ensino, em Miami, Flórida. E-mail: fains@fiu.edu

Published

2008-08-04

Issue

Section

Articles