A jornada: reflexões sobre o desenvolvimento do currículo
Abstract
Este artigo focaliza na jornada das idéias de um professor desde sua incepção – o nível idealizado –, até o desenvolvimento de um plano – o nível postulado – e, finalmente para os eventos que aconteceram na sala de aula – o currículo realizado ou implementado. O contexto é minha sala de aula muitos anos atrás – os eventos estão impregnados em minha memória e embora eles possam ter sido reformulados pelo tempo, eles servem como um bom exemplo da jornada desde o começo até a sala de aula. Acredito que as situções descritas providenciarão alguns insights úteis sobre a natureza de como um currículo na verdade se desenvolve. Baseado na concepção de Jacobs que vê currículo como confrontação, esta compreensão considera currículo em três níveis específicos: idealizado, o postulado e o nível realizado onde a dinâmica de sala de aula resulta em aprendizagem.Downloads
Published
2008-08-04
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.