A jornada: reflexões sobre o desenvolvimento do currículo
Resumo
Este artigo focaliza na jornada das idéias de um professor desde sua incepção – o nível idealizado –, até o desenvolvimento de um plano – o nível postulado – e, finalmente para os eventos que aconteceram na sala de aula – o currículo realizado ou implementado. O contexto é minha sala de aula muitos anos atrás – os eventos estão impregnados em minha memória e embora eles possam ter sido reformulados pelo tempo, eles servem como um bom exemplo da jornada desde o começo até a sala de aula. Acredito que as situções descritas providenciarão alguns insights úteis sobre a natureza de como um currículo na verdade se desenvolve. Baseado na concepção de Jacobs que vê currículo como confrontação, esta compreensão considera currículo em três níveis específicos: idealizado, o postulado e o nível realizado onde a dinâmica de sala de aula resulta em aprendizagem.Downloads
Publicado
2008-08-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.