Cidadania e Matemática: um olhar sobre os livros didáticos para as séries iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Joseane Pinto de Arruda Univali
  • Méricles Thadeu

Abstract

Esse artigo é fruto de uma pesquisa que está em andamento e tem como intenção identificar as concepções de cidadania presentes nos livros didáticos para o ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, propõe-se uma análise histórica do conceito de cidadania, para em seguida, relacioná-lo à educação e ao ensino de matemática veiculado nos livros didáticos. São apresentadas duas concepções de cidadania descritas em categorias que representam algumas características de ensino de matemática nos livros didáticos. Nas considerações finais, aponta-se à contextualização do ensino de matemática nos livros didáticos como uma das estratégias possíveis à construção da cidadania.

Author Biographies

Joseane Pinto de Arruda, Univali

Professora do Colégio de Aplicação – CED/ UFSC e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica – CFM/CED/UFSC. E-mail: jarruda2@ig.com.br

Méricles Thadeu

Professor do Departamento de Matemática/CFM/UFSC e do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia – CFM/CED/UFSC. E-mail: mericles@mtm.ufsc.br

Published

2008-08-11

Issue

Section

Articles