Cidadania e Matemática: um olhar sobre os livros didáticos para as séries iniciais do ensino fundamental
Resumo
Esse artigo é fruto de uma pesquisa que está em andamento e tem como intenção identificar as concepções de cidadania presentes nos livros didáticos para o ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, propõe-se uma análise histórica do conceito de cidadania, para em seguida, relacioná-lo à educação e ao ensino de matemática veiculado nos livros didáticos. São apresentadas duas concepções de cidadania descritas em categorias que representam algumas características de ensino de matemática nos livros didáticos. Nas considerações finais, aponta-se à contextualização do ensino de matemática nos livros didáticos como uma das estratégias possíveis à construção da cidadania.Downloads
Publicado
2008-08-11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.