Vamos Brincar De Que? Reflexões Sobre a Brincadeira De Papéis Sociais Como Conteúdo Da Mediação Pedagógica Com A Infância

Authors

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira UNOCHAPECÓ
  • Solange Maria Alves UNOCHAPECÓ
  • Thais Regina Signor UNOCHAPECÓ
  • Angela Zamoner UNOCHAPECÓ
  • Letícia de Moura Faitão UNOCHAPECÓ

Keywords:

infância, linguagem, brincadeira, desenvolvimento humano

Abstract

Concebida com base no conceito de atividade principal da escola histórico-cultural de psicologia, a brincadeira deixa de ser algo natural da infância para constituir-se como espaço e tempo fulcral de apropriação dos inventos humanos, especialmente os de ordem simbólica nascidos, notadamente, das relações concretas de vida humana. Sob este prisma, e sendo a escola campo privilegiado de estratégias voltadas ao desenvolvimento de formas complexas de pensamento, a brincadeira passa a ser lugar de observação e a linguagem contida nela, o conteúdo da linguagem presente na ação de brincar passa a ser alvo de um olhar pedagógico atento, cuidadoso e intencional. Isso efetivamente acontece? Neste texto procuramos explicitar alguns dados coletados em pesquisa realizada com o objetivo de verificar essa relação entre brincadeira de papéis sociais e prática educativa com a infância. Palavras-chave: infância, linguagem, brincadeira, desenvolvimento humano, educação.

Author Biographies

Marilandi Maria Mascarello Vieira, UNOCHAPECÓ

Mestre em Educação pela UFP, professora de Alfabetização e Letramento na Área de Ciências Humanas e Jurídicas da UNOCHAPECO.

Solange Maria Alves, UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela USP, professora na área de psicologia e educação na Área de Ciências Humanas e Jurídicas da Unochapecó, coordenadora do grupo de pesquisa Abordagens do Processo Educativo nesta IES.

Thais Regina Signor, UNOCHAPECÓ

Acadêmica do curso de Pedagogia da Unochapecó, bolsista da pesquisa.

Angela Zamoner, UNOCHAPECÓ

Acadêmica do curso de Pedagogia da Unochapecó, bolsista da pesquisa.

Letícia de Moura Faitão, UNOCHAPECÓ

Acadêmica do curso de Pedagogia da Unochapecó, bolsista da pesquisa.

Published

2010-05-05

Issue

Section

Articles