Abordagens fenomenológico-hermenêuticas em pesquisas educacionais
Abstract
O artigo sumariza abordagens fenomenológico-hermenêuticas em pesquisas educacionais, a partir da proposição de Gamboa (1999). Situa a gênese dessas abordagens, em co-ocorrências com outras, empírico-analíticas, crítico-dialéticas, entendidas como superações históricas. Ancora as explicitações a partir da Fenomenologia de Husserl e estabelece pontuações a partir de diversos níveis: técnico, epistemológico, gnosiológico, histórico, antropológico. Reflete também sobre cuidados requeridos nessas abordagens, para evitar o mascaramento da pesquisa. Entre tantos, aparece a dificuldade de se perceber o desenho da pesquisa, a dificuldade em generalizar os resultados, ou estabelecer ilações num universo conceitual mais amplo.Downloads
Published
2008-07-30
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.