REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ARTE E ENSINO DE ARTE

Autores

  • Maria José Subtil Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Egon Eduardo Sebben Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p350-361

Palavras-chave:

Arte. Ensino de arte. Representações sociais.

Resumo

As representações sociais (RS) da arte e do ensino de arte são investigadas entre docentes sem formação específica e licenciandos de artes. As informações foram coletadas por meio de questionário aplicado a 161 professores e 71 licenciandos, fornecendo informações sobre a arte, arte e sociedade, ensino de arte e sobre as práticas de artes vivenciadas durante a formação. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do software SPSS e as respostas de questões abertas pela análise de conteúdo através do software ALCESTE. O conjunto de informações analisadas articula-se em torno de três RS: pretexto, arte utilizada para; fruição, ligada aos sentidos e exercício da sensibilidade; conhecimento artístico, relacionado ao cotidiano e ao contexto social. O pretexto está ligado aos professores leigos, a fruição articula-se ao conteúdo das informações dos dois grupos e o conhecimento liga-se aos sujeitos inseridos no campo acadêmico.

Biografia do Autor

Maria José Subtil, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Educação Musical, Mestre em Educação, Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC, Pesquisadora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR – Brasil.

Egon Eduardo Sebben, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Música, Mestre em Educação pela UEPG, professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR – Brasil.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências e Biologia, Doutor em Educação pela UFSC, professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Edição

Seção

Artigos