REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ARTE E ENSINO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p350-361Palabras clave:
Arte. Ensino de arte. Representações sociais.Resumen
As representações sociais (RS) da arte e do ensino de arte são investigadas entre docentes sem formação específica e licenciandos de artes. As informações foram coletadas por meio de questionário aplicado a 161 professores e 71 licenciandos, fornecendo informações sobre a arte, arte e sociedade, ensino de arte e sobre as práticas de artes vivenciadas durante a formação. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do software SPSS e as respostas de questões abertas pela análise de conteúdo através do software ALCESTE. O conjunto de informações analisadas articula-se em torno de três RS: pretexto, arte utilizada para; fruição, ligada aos sentidos e exercício da sensibilidade; conhecimento artístico, relacionado ao cotidiano e ao contexto social. O pretexto está ligado aos professores leigos, a fruição articula-se ao conteúdo das informações dos dois grupos e o conhecimento liga-se aos sujeitos inseridos no campo acadêmico.Descargas
Publicado
2012-11-06
Número
Sección
Artículos
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