A constituição e a profissionalidade docente: um estudo com professores de educação profissional
Abstract
A ação pedagógica do professor de Educação Profissional torna-se indispensável para o desenvolvimento de competências necessárias ao ingresso e permanência do estudante dos cursos de tecnologia no setor produtivo. Desta forma, o professor de EP é o sujeito desta pesquisa, que tem como objetivo central investigar quais são as dimensões constitutivas da profissionalidade dos professores desta modalidade de ensino. O eixo teórico da pesquisa foi constituído a partir de Tardif, Pimenta, Sacristán, Placco e Contreras, que discutem o conceito de profissionalidade docente e por Cunha, Peterossi e Kuenzer sobre a Educação Profissional. Para a pesquisa de campo, foram selecionados dez professores de uma Escola de Educação Profissional da cidade de Joinville. Criou-se e utilizouse, então, como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada. Para a entrevista, lançou-se mão de um roteiro que serviu como parâmetro para a “conversa”. A partir deste roteiro, emergiram categorias de pesquisa. Para a análise das narrativas dos entrevistados, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo.Downloads
Published
2009-03-16
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.