A leitura na universidade: o que diz o aluno?
Abstract
Esta pesquisa investiga as histórias de leitura de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, buscando compreender como veio se formando a competência para a leitura durante esse percurso, desde os eventos ocorridos fora do âmbito escolar, até a passagem desses sujeitos pela escola, chegando ao atual momento, ou seja, seu desempenho no ensino superior. Busca, nos fundamentos do interacionismo, o entendimento sobre a formação da competência para a leitura, e, no enfoque discursivo, as relações sociais presentes nos eventos de leitura, uma vez que há sempre o encontro de sujeitos e o confronto dos seus discursos nos atos de leitura. Apresenta a fala dos professores sobre o desempenho dos alunos na leitura dos textos científicos, bem como a auto-imagem deles sobre esse mesmo momento, ou seja, a leitura na universidade.Downloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.