Sociologia da Educação: uma leitura dos novos objetos de pesquisa
Abstract
O presente artigo tem como objetivo resgatar, inicialmente, o percurso da Sociologia da Educação na consolidação como campo da ciência. Desde os clássicos do século XIX até os dias atuais, procurou-se elucidar a associação das tendências sociológicas ao modo de organização da sociedade em cada período histórico. Desnuda-se uma importante vertente sociológica que se denomina macrossociologia, cuja abordagem, com o passar do tempo, mostrou-se insuficiente para explicar as tensões e contradições existentes na vida social. Assim, o surgimento de novas perspectivas de análise microssociológicas expressam a tentativa de ultrapassar o pensar estéril das teorias desgastadas e, ao mesmo tempo, de alocar a diversidade de paradigmas que vieram garantir a passagem de concepções teóricas abstratas, universais e mecanicistas para formas concretas, particulares e contingentes de teorização. As análises acerca das trajetórias escolares e de trabalho, como um novo objeto de pesquisa sociológica, constituem a referência deste trabalho para exemplificar as inúmeras possibilidades que estas novas tendências oferecem quanto à articulação entre as abordagens macro e microssociológicas. Por fim, este trabalho é uma contribuição para as reflexões sobre o tempo e o lugar da Sociologia da Educação no quadro intelectual contemporâneo, assim como sobre a natureza específica da investigação sociológica.Downloads
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.