Tendências curriculares que norteiam o projeto educativo do ensino fundamental nos municípios filiados à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri)
Abstract
Esta pesquisa buscou investigar as tendências curriculares que norteiam os projetos educativos do Ensino Fundamental dos municípios filiados à Associação dos Municípios da Foz do rio Itajaí – AMFRI. Teve como intuito investigar os desdobramentos do exercício da política curricular descentralizada, levantando quais as tendências curriculares (tradicional, crítica ou pós-crítica) que orientam as propostas curriculares de cada município. O estudo se caracterizou como uma pesquisa de caráter qualitativo realizado com base na análise documental e na análise de conteúdo das propostas curriculares e de entrevistas. A pesquisa mostrou que dos onze municípios da AMFRI apenas dois possuem proposta curricular própria. No entanto, o contato com as Secretarias de Educação dos demais municípios permitiu observar que há uma intenção de formulação de projeto próprio e que até o momento da realização deste estudo, vinham se orientando na Proposta Curricular do Estado e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Além disso, a pesquisa sinalizou que apenas um município indica em seu projeto uma orientação curricular numa perspectiva pós-critica, enquanto que alguns parecem estar vivenciando um processo de transição que tenta superar o tradicional para construir uma proposta que, por vezes, parece indicar uma tendência crítica e/ou pós-critica em relação ao currículo.Downloads
Published
2009-03-16
Issue
Section
Academic Reflections
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.