O processo grupal na pesquisa em educação ambiental: reflexões compartilhadas
Abstract
Este trabalho apresenta reflexões compartilhadas de três pesquisas em educação ambiental desenvolvidas junto ao programa de pós-graduação em educação para ciências na UNESP-Bauru. Embora os trabalhos sejam desenvolvidos em espaços sociais diferentes, fundamentam-se na mesma metodologia de pesquisa: a pesquisaação- participativa. Um dos seus princípios metodológicos mais relevantes é a formação de “parceiros de pesquisa” com a finalidade de gerar conhecimentos e ações sócio-ambientais transformadoras. A formação de “parceiros de pesquisa” é etapa inicial e essencial dessa metodologia. Duas das investigações têm como atores sociais os moradores de um núcleo habitacional de Bauru, estudando dois temas: a história da transformação ambiental local e os indicadores de qualidade de vida para esta comunidade. A terceira investigação envolve alunos de graduação da UNESP-Bauru, que diagnosticam a problemática dos resíduos no ambiente universitário. Este trabalho apresenta os dados sobre os processos grupais e procura analisar sua importância e dificuldades tanto no desenvolvimento da pesquisa acadêmica quanto na ação educativa dos grupos em questão. Para esta análise, relacionamos as informações obtidas nas três experiências às discussões teóricas da pesquisa social e ambiental, numa perspectiva da pesquisa qualitativa.Downloads
Issue
Section
Academic Reflections
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.