Reinventando as estratégias de ensino e aprendizagem: quando a criatividade fala mais alto
Abstract
Este artigo tem como finalidade relatar os resultados de uma investigação sobre as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes do Ensino Superior no Curso de Pedagogia, para atingir os objetivos de aprendizagem das disciplinas que compõem o programa, contribuindo para a compreensão destas como elementos fundamentais à formação docente. Foram mapeadas as estratégias de 20 (vinte) disciplinas desenvolvidas em dois Campi que oferecem o Curso de Pedagogia para observação da conexão entre as estratégias mapeadas e os ‘modos de aprendizagem’ propostos por Bíscaro e adaptados no quadro de referências desse trabalho, a saber: aprender pela experiência, pela teoria, pela simulação, pelo desenvolvimento psicológico. Buscou-se analisar se as estratégias utilizadas no ‘ato pedagógico’ conseguem transpor uma visão racional e moderna de educação em direção a uma visão de educação pós-crítica.Downloads
Published
2009-03-19
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.