Reinventando as estratégias de ensino e aprendizagem: quando a criatividade fala mais alto
Resumen
Este artigo tem como finalidade relatar os resultados de uma investigação sobre as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes do Ensino Superior no Curso de Pedagogia, para atingir os objetivos de aprendizagem das disciplinas que compõem o programa, contribuindo para a compreensão destas como elementos fundamentais à formação docente. Foram mapeadas as estratégias de 20 (vinte) disciplinas desenvolvidas em dois Campi que oferecem o Curso de Pedagogia para observação da conexão entre as estratégias mapeadas e os ‘modos de aprendizagem’ propostos por Bíscaro e adaptados no quadro de referências desse trabalho, a saber: aprender pela experiência, pela teoria, pela simulação, pelo desenvolvimento psicológico. Buscou-se analisar se as estratégias utilizadas no ‘ato pedagógico’ conseguem transpor uma visão racional e moderna de educação em direção a uma visão de educação pós-crítica.Descargas
Publicado
2009-03-19
Número
Sección
Artículos
Licencia
Ao encaminhar textos à revista CONTRAPONTOS, o autor estará cedendo integralmente seus direitos autorais da obra à publicação. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.