As marcas e as propriedades dos discursos sobre sujeitos que "não aprendem"
Abstract
O artigo busca analisar os discursos pedagógicos sobre sujeitos que “não aprendem”, evidenciando suas contradições e condições de produção. Sua principal fonte de análise são relatórios pedagógicos que encaminham alunos das escolas da rede regular de ensino de Santa Catarina para o Serviço Especializado de Apoio Pedagógico. Os discursos mereceram um estudo aprofundado no sentido de compreender: como e por que são produzidos? Em que condições são produzidos? O que expressam das relações sociais? Procurou-se aprofundar o diálogo com interlocutores como Vygotsky e Bakthin, expandindo-se as possibilidades de análise mediante articulações com estudos no campo da história e da sociologia – com as obras de Thompson, Goffmann e Castel – bem como com estudos de Eni Orlandi no campo da análise do discurso. O processo de pesquisa consistiu na descrição e análise dos textos (relatórios pedagógicos), elaborados por professores e especialistas das escolas regulares, no sentido de rastrear sua conexão íntima e identificar as suas marcas e propriedades discursivas. Nesses discursos observaram-se, num olhar mais detido, as contradições que permeiam esse jogo instável de sentidos, no qual se encontram não só as palavras do outro, ocultas ou semi-ocultas nas palavras de professores e especialistas, mas também as opiniões que se produzem na vida cotidiana, o sistema de crenças e superstições, as tendências teóricas, a ciência e a políticaDownloads
Published
2009-03-19
Issue
Section
Articles
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.