Refletindo sobre a prática pedagógica: a formação de professores para uma escola inclusiva
Abstract
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto às acadêmicas do curso de Pedagogia, na disciplina de Educação Especial, desenvolvida no 8º período, como parte do Programa de Formação Continuada de Professores da UNIVALI. O trabalho tem por objetivo analisar a utilização de uma estratégia de ensino que une o relato de situações cotidianas, vivenciadas pelas acadêmicas, à pesquisa bibliográfica sobre o tema. As alunas foram divididas em grupos, selecionaram uma criança com necessidades especiais matriculada em escola regular ou especial, relataram as relações vivenciadas por esta criança em casa e na escola, pesquisaram o que a bibliografia especializada traz sobre aquela necessidade especial e, por fim, apresentaram o trabalho ao grande grupo. Ao final da apresentação dos grupos, as alunas responderam a um questionário para avaliar a estratégia utilizada. Os resultados apontam que este tipo de organização permite às alunas participarem mais ativamente das aulas, compartilhando sua autoria.Downloads
Published
2009-03-19
Issue
Section
Teacher’s section
License
Upon acceptance of an article, the author gives full rights of the work to Contrapontos., but retains the authorship. The published work is considered collaboration. Thus, its author will not get paid nor will s/he be charged by Contrapontos. The responsibility of the article solely goes to the authors. Citations and transcriptions are allowed by mentioning the sources.
Â
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.