THE WORK OF TEACHERS AT THE PUBLIC SCHOOL OF NITERÓI: LIMITS OF PRECARIOUSNESS OR PRECARIOUSNESS WITHOUT LIMITS

Authors

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Mary Rangel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p399-425

Keywords:

Teaching, Public school, Deficiency.

Abstract

This article, which is part of a doctorate thesis in Education, examines the working context of Portuguese Language teachers at three public schools in Niterói-Rio de Janeiro, seeking to understand the specific conditions in which they carrying out their work, their limits and their possibilities, according to the versions of reality produced by the teachers themselves. For the theoretical framework, we used dialectical and historical materialism and the theory of enunciation, based on Bakhtin, which also guided the methodology adopted. As enunciative devices, we used semi-structured questionnaires, focus groups and individual interviews. As a result, we highlight the scenario of scrapping of public schools, and the precarious conditions in which the teachers live and work, due to the changes in material and non-material relations in the reality in which they work.

Author Biographies

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e em Revisão de Texto pela Faculdade Grande Fortaleza (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010) e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2014). Tem experiência no magistério há 16 anos. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, onde também realiza o Estágio Pós-Doutoral. Integra o Grupo Representação, Imaginário e Educação, da UFF, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade, da UFRRJ, o Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas, do Colégio Pedro II, e o Grupo Ação Docente Continuada, da UFF.

Mary Rangel, Universidade Federal Fluminense

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e aprofundamento de estudos em nível de Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 1D do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder dos Grupos de Pesquisa sobre Ação Docente Continuada, Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência e Representações Sociais e Educação. Participante do Grupo de Estudos Interdisciplinares/GREI, de Faro, Algarve, Portugal. Participante desde 2006, e Presidente, desde 2008, da Comissão de Progressão aos níveis de Associado na UFF, na área de Educação, auxiliando também, quando solicitada, as áreas de Letras e Serviço Social. Na UERJ, está atualmente como Pesquisadora Visitante, classificada em Processo Seletivo implementado para professores aposentados, pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ), em março de 2015. Autora de vários livros, capítulos, trabalhos publicados em Anais de Congressos, no Brasil e no exterior. Participante do grupo de fundadores do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEUFF, onde atua na linha de pesquisa de Cotidiano da Escola e das Camadas Populares, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas/PGCM, onde atua na linha de pesquisa de Informação e Educação em Saúde. Orientadora da primeira Tese defendida no PPGEUFF.

Published

2016-09-30

Issue

Section

Articles